O Instituto Rede Democrática, iniciou a catalogação e todo o processo de gestão do acervo da Biblioteca Particular de Geraldo Jorge Sardinha.
Geraldo Jorge Sardinha foi um participante direto das lutas contra as ditaduras latino-americanas, militou na ilegalidade no Brasil e no Uruguai.

Foto: acervo pessoal
Em sua vida, reuniu uma biblioteca que gira em torno da História da América Latina vista pelos debaixo e pelos insurgentes. Muitos desses títulos em espanhol provavelmente nunca editados em português e no Brasil.
Isso faz de sua biblioteca um patrimônio de valor histórico em solo brasileiro. O IRD, então toma como objetivo sua preservação.




Todo o acervo está sendo catalogado dentro da plataforma Biblivre de software aberto e está hospedada no seguinte endereço eletrônico:
BIBLIOTECA ANDRESITO ARTIGAS
A Biblioteca está em constante crescimento e aceita doações de títulos, além é claro da possibilidade de consulta ao acervo, ainda sem previsão de liberação de empréstimos.
A biblioteca está situada no Largo dois de Julho em Salvador/BA e para agendamentos é necessário enviar um e-mail para sardinha.geraldo@ig.com.br.
Hoje Sardinha, é o presidente do Instituto Rede Democrática. Teve larga experiência em diversas lutas. Escreveu em 1973 sua experiência no Calabouço, quando esteve preso no Uruguay, pretendendo relatar a sua experiência e resgatar a história de luta de uma geração. Se tornou o livro Calabouço – Rebelião Dos Estudantes Contra A Ditadura. É um incansável na luta por um mundo justo e socialista.
Abaixo uma conversa sobre a Biblioteca e sua bibliografia:
Para doações de livros e mais informações sobre as bibliotecas do IRD, entre em contato com igor@rededemocratica.com.br .
Por Fabrício Mendes da Silva
Diretor do Instituto Rede Democrática

Deixe um comentário